Trabalho Fixo ou Marketing Digital
Uma das coisas que mais estão desanimando candidatos e funcionários dos mais diversos tipos de empresas, é sem dúvida a inflexibilidade no momento da contratação.
Diante de tanta injustiça, muitos trabalhadores deixaram de querer continuar subordinando-se no trabalho fixo diante dos patrões, e acabam se lançando como empreendedores.
Nesse momento fica a dúvida: Trocar Trabalho CLT pelo Marketing Digital…
Normalmente quando se escuta falar sobre recrutamento, a imagem que se desenvolve em nossa mente é sobre uma dinâmica em grupo, ou até mesmo uma boa entrevista de emprego.
Porém o que alguns recrutadores não sabem, é que acabam perdendo bons candidatos, por serem detalhistas em demasia.
Pois acabam sendo muito severos para aqueles que se candidatam para aquela vaga específica no trabalho fixo.
Existem alguns tipos de recrutadores que chegam a prejudicar completamente o ramo de recrutamento.
Prejudicando dessa maneira a maior parte de empresas e causando má fama entre os profissionais de RH.
Mas será que o recrutador é justo com o candidato?
Pesquisas recentes mostram que 32% dos recrutadores são muito mais rígidos do que deveriam ser
Em alguns casos, levam o candidato a ser recusado por razões pessoais.
Por incrível que pareça, existem profissionais de RH no trabalho fixo, que se algo não lhe agrada no candidato, por mais que ele possua capacidade, acaba sendo deixado para trás.
Tipos de problemas que ocorrem no momento do recrutamento:
Existem alguns problemas que ocorrem durante o recrutamento que passa a ser de responsabilidade total do entrevistador.
Problemas esses que acabam prejudicando alguns candidatos, somente pelo fato do entrevistador ser inflexível.
Diante disso, o mesmo não se dá conta que pode traumatizar o candidato para sua próxima entrevista, somente pelo fato de ser um recrutador orgulhoso.
HIPOCRISIA:
É um caso muito comum de inflexibilidade, acontece quando o recrutador exige muito do candidato à um trabalho fixo, e expressa isso com sua linguagem corporal.
Mas, o que muitos não sabem, é que da mesma maneira que o candidato expressa seus sentimentos através de linguagem corporal, o entrevistador também faz isso.
A melhor coisa a se fazer no momento de evitar esse tipo de atitude é colocar-se no lugar do candidato. Se aquele candidato fosse você… Você aceitaria o comportamento do entrevistador?
Será que você no lugar dele, seria capaz de superar todas as exigências? PENSE NISSO.
DINÂMICAS SEM SENTIDO:
Quando se decide fazer uma dinâmica em grupo, a fim de peneirar os melhores desempenhos, é importante que a dinâmica seja referente ao cargo da vaga ao trabalho fixo, ou seja, é de extrema importância que a dinâmica seja relacionada à vaga que o candidato se inscreveu.
Algumas empresas estão sofrendo até mesmo processos judiciais por causa dessa tipo de atitude.
Recordo-me de uma determinada situação, onde uma Mulher candidatou-se para trabalhar com telemarketing em uma empresa de telefonia celular.
Porém quando foi à entrevista, encontrou vários concorrentes pela mesma vaga.
O entrevistador por outro lado, para ver quem possuía mais capacidade desenvoltura, pediu para que os participantes fossem adiante de todos e cantassem uma canção escolhida pelo entrevistador, o que a ofendeu profundamente.
Ao ir adiante e começar a cantar, os concorrentes à vaga num trabalho fixo começaram a rir, e ela se se sentiu constrangida, abandonando a sala de recrutamento imediatamente.
Ao Procurar seus direitos, e constatado a real condição da dinâmica da empresa, a mesma entrou em juízo oficialmente, perdendo o processo e tendo que pagar uma alta indenização por danos morais.
Se o recrutador tivesse utilizado outro tipo de atividade referente ao cargo oferecido, certamente estaria em sua razão.
PRÉ-JULGAMENTO:
Mais um problema muito comum é sem dúvida, o costume de julgar o candidato por atitudes normais de qualquer ser humano.
É normal um candidato estar nervoso no momento da entrevista, principalmente quando a pessoa é sincera.
Afinal de contas, aquele momento é importante e decisivo em sua vida.
Mas o que muitos recrutadores não entendem, é que as pessoas que possuem o costume de mentir sabem como mentir.
Por isso, não é porque o candidato se encontra nervoso, que ele deve ser ignorado.
Na cidade de São Paulo, no ano passado, houve uma dinâmica de 3 dias, onde um dos candidatos era um pouco tímido, e o outro possuía uma desenvoltura excelente.
Porém ao ser escolhido e entrar em fase de contratação, foi constatado que o mesmo mentiu sobre sua real escolaridade, falsificando um histórico escolar.
Nesse momento o recrutador deve perguntar a si mesmo (O que eu preciso realmente?
Um profissional que desenvolve bem, porém possui um desvio de caráter, ou um funcionário sincero que pode aprender?).
Infelizmente muitos candidatos bons estão ficando para trás por culpa dos maus recrutadores.
Mas o marketing digital é uma das grandes oportunidades do mundo moderno, por isso se você está de fora desse universo, está perdendo um tempo precioso.
Em nosso site “Largada Digital”, você encontrará tudo o que precisa para se tornar um empreendedor digital de sucesso, e acabar de vez com as palhaçadas do mercado de trabalho.
Se quer se aprimorar no Marketing Digital, clique no Botão abaixo e inicia neste fantástico Mundo das Mil possibilidades de ganhos pela internet.